TAQUARUSSU-MS
Clima
--°C
carregando...

Diretor do Bata News participa da 6ª Conferência Nacional das Cidades em Brasília

publicidade

O diretor do Bata News, Sidney Olegário Marques, que também exerce papel fundamental à frente de Organizações Não Governamentais em Batayporã, está em Brasília participando da 6ª Conferência Nacional das Cidades, “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, um dos maiores encontros de debate sobre políticas públicas urbanas do país.

O evento acontece entre os dias 24 e 27 de fevereiro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais, setor empresarial e especialistas para discutir propostas que irão orientar o desenvolvimento urbano brasileiro nos próximos anos.

Voluntariado como missão de vida. Sidney Olegário destacou que sua trajetória vai além da comunicação. “Na vida, não podemos estar preparados apenas para exercer uma profissão e fazer dela nosso único trabalho. Parte da minha vida sempre foi dedicada ao voluntariado. Já até tentei sair, mas o voluntariado não sai de mim.
Mesmo estando na capital federal, ele reforça que as atividades do portal seguem normalmente. “Minha empresa não está parada porque estou em Brasília. Existe uma equipe competente que faz as notícias acontecerem. Estou aqui lutando por objetivos e projetos discutidos nas conferências municipais, aprovados na etapa estadual e que agora estamos defendendo em nível nacional.”

Olegário também relembrou sua atuação desde as primeiras mobilizações do setor. “Me lembro que a primeira Conferência das Cidades de Batayporã fui eu quem organizei. Naquele ano, foram poucos municípios que realizaram a etapa municipal.”

Leia Também:  Hashioka destaca raízes e parceria com comunidade japonesa em reunião na Acena

Durante a estadia em Brasília, ele ainda aproveita para visitar a bancada federal, fortalecer contatos institucionais e reencontrar parceiros e amigos.

Retomada histórica após 13 anos
Organizada pelo Conselho das Cidades, órgão integrante do Ministério das Cidades, a conferência marca a retomada da etapa nacional após 13 anos.

A última edição havia ocorrido em 2013. A 6ª edição conclui um processo conferencial realizado em mais de 1,8 mil municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao todo, mais de 1,6 mil delegados participam desta fase nacional, representando demandas construídas nas etapas municipais e estaduais.

A Conferência Nacional das Cidades foi criada em 2003, junto à criação do Ministério das Cidades, estabelecendo um modelo inédito de participação social na formulação de políticas urbanas. Desde então, consolidou-se como o principal fórum democrático para discutir o direito à cidade, gestão participativa, sustentabilidade e inclusão social.

Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
Com o lema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o encontro consolida propostas que irão orientar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Leia Também:  Vereadores fazem “protocolaço” de projetos pelo fim da escala 6x1

Durante os quatro dias de programação, oito salas temáticas discutem áreas estratégicas como habitação, saneamento; mobilidade urbana; desenvolvimento das periferias; regularização fundiária; sustentabilidade e mudanças climáticas; transformações digitais; acessibilidade tecnológica e segurança cidadã

Cada estado apresentou um conjunto de propostas que estão sendo debatidas e sistematizadas. Ao final, as deliberações serão consolidadas em um documento oficial que norteará as políticas públicas urbanas nos próximos anos.

A participação de representantes como Sidney Olegário Marques reforça o protagonismo do interior de Mato Grosso do Sul nas discussões nacionais e demonstra que Batayporã está inserida ativamente no debate sobre o futuro das cidades brasileiras.

Compartilhe essa Notícia

publicidade